*** 2012, ANO APOSTÓLICO. O ANO DO MEU MILAGRE! ***

HISTÓRIA DA CIDADE DE PINDAMONHANGABA


A cidade de Pindamonhangaba, município paulista da região do Vale do Paraíba localizado a cerca de 130 Km da capital.


O Vale do Paraíba é uma importante região do estado de São Paulo, muito conhecida pôr seu parque industrial altamente desenvolvido e seu histórico de vanguarda na economia paulista, em especial no auge da cultura cafeeira. Possui hoje chega de 3,3 milhões de habitantes (segundo censo de 2006).
Cortado pelo Rodovia Presidente Dutra, tornou-se a principal ligação entre as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. No seu entorno surgiram diversas cidades, que ao longo dos anos foram ganhando notoriedade devido ao seu grande desenvolvimento econômico, principalmente após a década de 50, onde várias empresas se instalaram na região, atraídas por sua posição privilegiada e a grande quantidade de terras inexploradas até então.

Dentre estas cidades está Pindamonhangaba, destino de nossa viagem.


Banhada pelo rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes rios brasileiros, Pindamonhangaba teve seu nome inspirado pela passagem do rio na cidade. Com origem no Tupi (língua nativa), pindá-monhang-aba ou lugar (aba) de fazer (monhang) anzol (pindá), considerados por muitos como “lugar onde o rio faz a curva”, faz referência a curva acentuada que o curso do rio faz na cidade dentro do chamado Bosque da Princesa, agradável parque repleto de verde, lagos artificias com carpas e fauna nativa, localizado bem próximo ao centro da cidade.




Pinda, como é carinhosamente chamada, mescla o clima típico de interior, com seu povo simples e trabalhador, com a agitação costumeira das grandes cidades, herdada provavelmente da proximidade de metrópoles como a Grande São Paulo e a “vizinha” São José dos Campos, onde é aparente o status da cidade como refúgio de diversas pessoas que trabalham nestas regiões durante a semana, e aos fins de semana e feriados seguem para a cidade para um merecido descanso.



A região central da cidade é bem desenvolvida, com forte e diversificado comércio, possuindo grandes lojas de redes varejistas, farmacêuticas e bancárias dividindo espaço com comerciantes locais, dos mais diversos segmentos, oferecendo assim tudo os que os moradores locais e os turistas casuais como nós precisam.



Pinda mantém boa parte de sua arquitetura original, proveniente principalmente do desenvolvimento trazido pelos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil. Apesar disso, desenvolveu uma boa infra-estrutura, evidenciada por seus semáforos modernos com contador de tempo, parquímetros eletrônicos, muitos “marronzinhos” (agentes de trânsito inspirados nos da capital) e excessiva sinalização (em especial placas de conversão proibida, devido as ruas do centro que tem mão única de direção alternadas a cada quarteirão e as de Zona Azul), com um trânsito no pico que nos remete ao caos que deixamos para trás em São Paulo.


Mesmo com toda essa modernização, a cidade não perdeu os traços que lhe deram origem e alavancaram seu desenvolvimento. Tanto que não é preciso andar muito para que se encontre diversas construções antigas, que mantem suas formas originais, e dão um charme a mais para o lugar.





E por falar em trilhos, Pindamonhangaba ganha destaque neste assunto! Além de ser cortada pela famosa EFCB, da qual possui uma estação, utilizada por muitos anos como principal acesso da cidade e cujo entorno formou o que hoje é o centro da cidade, e hoje serve apenas para o transporte de cargas da MRS Logística...


... Pindamonhangaba também é a cidade que dá origem a outra conhecida estrada de ferro paulista, a hoje glamuorosa EFCJ – Estrada de Ferro Campos do Jordão, eixo ferroviário que liga a planície do Vale do Paraíba, partindo da estação que leva o nome da cidade, até a cidade de Campos do Jordão, localizada no alto da Serra da Mantiqueria ao norte da região, quase na divisa com Minas Gerais!



A EFCJ foi idealizada pelos médicos sanitaristas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho com o objetivo de facilitar o acesso a Vila de Campos do Jordão, que por estar no alto da Serra da Mantiqueira e possui um clima de montanha, era indicada para as pessoas tratarem-se da tuberculose, onde fora criado o Sanatório de Campos do Jordão.

Foi inaugurada em 15 de Novembro de 1914, quatro anos após o início de sua construção e foi totalmente eletrificada em 1924 pela English Eletric, passando a operar somente com automotrizes elétricas (composições ferroviárias únicas, com tração própria).

É também nesta ferrovia que fica o ponto culminante do ferroviário no Brasil, sendo o ponto mais alto a que uma ferrovia chegou em nosso país, a 1743 m de altitude no Km 37, na região do Alto Lajeado.

Além disso, outra característica peculiar dessa ferrovia é o fato dela não se utilizar de nenhum sistema auxiliar de tração dos trens (como cremeleira ou funicular), mesmo com trechos de subidas com mais de 11% de rampa. Isso a torna única no mundo, afinal os trens sobem a serra com o simples contato com os trilhos.


Após anos realizando esta importante ligação e ajudando no escoamento da produção agrícola da região, a estrada de ferro passou a atuar com foco maior no turismo, sendo um importante ponto turístico da região, realizando passeios de lazer entre as duas cidades aos fins de semana e feriados, com vários atrativos durante o percurso de 47 Km. É bastante procurada na alta temporada de inverno, devido aos festivais de inverno em Campos do Jordão.


Um dos atrativos mais procurados por visitantes e também pelos próprios moradores da cidade, e que foi conferido pelo Busways, é um balneário que fica as margens da ferrovia. Aos fins-de-semana e feriados, há uma partida especial ás 10:00hs da Estação de Pindamonhangaba para o balneário, que leva os visitantes do parque, e custa R$ 5,00. O retorno de trem é feito as 17:00hs.



Além do passeio de trem, feito em uma das automotrizes preservadas desde a época do início das operações da ferrovia, o visitante pode conhecer o parque. Localizado no bairro de Piracuama, o “Reino das Águas Claras” foi criado pela EFCJ na década de 70 e fica as margens do rio que dá nome ao bairro, além de ser ladeado pela rodovia que liga Pinda a Campos do Jordão. O nome foi inspirado na obra de Monteiro Lobato, e o parque foi decorado com personagens do autor de Sítio do Pica-Pau Amarelo.







Isso é um pouquinho do que você pode encontrar em Pindamonhangaba, uma cidade muito interessante, com aquela deliciosa tranqüilidade típica do interior, mas sem perder a modernidade e o crescimento que conduz todo o Vale do Paraíba. Para quem quer um lugar para tirar breve período de descanso, é uma ótima dica. O mesmo pode-se dizer daqueles que querem deixar a loucura e o stress da cidade de São Paulo, sem perder a comodidade e a modernidade que o desenvolvimento proporciona.

Fotos: Diego Vieira e Deise Carvalho
Texto: Diego Vieira

Fontes:

Site Pinda Vale: http://www.pindavale.com.br/cidadesdaregiao/?cidade=1
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pindamonhangaba

0 comentários:

Postar um comentário








Coloque o seu Conteudo Aqui
Fechar
Publicidade

 
Powered by Hildegrim Kilian - Obrigado pela visita. Volte Sempre. Deus te abençoe. Thanks for visiting. Always Return. God bless you.