*** 2012, ANO APOSTÓLICO. O ANO DO MEU MILAGRE! ***

HISTÓRIA DA CIDADE DE PINDAMONHANGABA

A cidade de Pindamonhangaba, município paulista da região do Vale do Paraíba localizado a cerca de 130 Km da capital.


O Vale do Paraíba é uma importante região do estado de São Paulo, muito conhecida pôr seu parque industrial altamente desenvolvido e seu histórico de vanguarda na economia paulista, em especial no auge da cultura cafeeira. Possui hoje chega de 3,3 milhões de habitantes (segundo censo de 2006).
Cortado pelo Rodovia Presidente Dutra, tornou-se a principal ligação entre as duas maiores cidades do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. No seu entorno surgiram diversas cidades, que ao longo dos anos foram ganhando notoriedade devido ao seu grande desenvolvimento econômico, principalmente após a década de 50, onde várias empresas se instalaram na região, atraídas por sua posição privilegiada e a grande quantidade de terras inexploradas até então.

Dentre estas cidades está Pindamonhangaba, destino de nossa viagem.


Banhada pelo rio Paraíba do Sul, um dos mais importantes rios brasileiros, Pindamonhangaba teve seu nome inspirado pela passagem do rio na cidade. Com origem no Tupi (língua nativa), pindá-monhang-aba ou lugar (aba) de fazer (monhang) anzol (pindá), considerados por muitos como “lugar onde o rio faz a curva”, faz referência a curva acentuada que o curso do rio faz na cidade dentro do chamado Bosque da Princesa, agradável parque repleto de verde, lagos artificias com carpas e fauna nativa, localizado bem próximo ao centro da cidade.




Pinda, como é carinhosamente chamada, mescla o clima típico de interior, com seu povo simples e trabalhador, com a agitação costumeira das grandes cidades, herdada provavelmente da proximidade de metrópoles como a Grande São Paulo e a “vizinha” São José dos Campos, onde é aparente o status da cidade como refúgio de diversas pessoas que trabalham nestas regiões durante a semana, e aos fins de semana e feriados seguem para a cidade para um merecido descanso.



A região central da cidade é bem desenvolvida, com forte e diversificado comércio, possuindo grandes lojas de redes varejistas, farmacêuticas e bancárias dividindo espaço com comerciantes locais, dos mais diversos segmentos, oferecendo assim tudo os que os moradores locais e os turistas casuais como nós precisam.



Pinda mantém boa parte de sua arquitetura original, proveniente principalmente do desenvolvimento trazido pelos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil. Apesar disso, desenvolveu uma boa infra-estrutura, evidenciada por seus semáforos modernos com contador de tempo, parquímetros eletrônicos, muitos “marronzinhos” (agentes de trânsito inspirados nos da capital) e excessiva sinalização (em especial placas de conversão proibida, devido as ruas do centro que tem mão única de direção alternadas a cada quarteirão e as de Zona Azul), com um trânsito no pico que nos remete ao caos que deixamos para trás em São Paulo.


Mesmo com toda essa modernização, a cidade não perdeu os traços que lhe deram origem e alavancaram seu desenvolvimento. Tanto que não é preciso andar muito para que se encontre diversas construções antigas, que mantem suas formas originais, e dão um charme a mais para o lugar.





E por falar em trilhos, Pindamonhangaba ganha destaque neste assunto! Além de ser cortada pela famosa EFCB, da qual possui uma estação, utilizada por muitos anos como principal acesso da cidade e cujo entorno formou o que hoje é o centro da cidade, e hoje serve apenas para o transporte de cargas da MRS Logística...


... Pindamonhangaba também é a cidade que dá origem a outra conhecida estrada de ferro paulista, a hoje glamuorosa EFCJ – Estrada de Ferro Campos do Jordão, eixo ferroviário que liga a planície do Vale do Paraíba, partindo da estação que leva o nome da cidade, até a cidade de Campos do Jordão, localizada no alto da Serra da Mantiqueria ao norte da região, quase na divisa com Minas Gerais!



A EFCJ foi idealizada pelos médicos sanitaristas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho com o objetivo de facilitar o acesso a Vila de Campos do Jordão, que por estar no alto da Serra da Mantiqueira e possui um clima de montanha, era indicada para as pessoas tratarem-se da tuberculose, onde fora criado o Sanatório de Campos do Jordão.

Foi inaugurada em 15 de Novembro de 1914, quatro anos após o início de sua construção e foi totalmente eletrificada em 1924 pela English Eletric, passando a operar somente com automotrizes elétricas (composições ferroviárias únicas, com tração própria).

É também nesta ferrovia que fica o ponto culminante do ferroviário no Brasil, sendo o ponto mais alto a que uma ferrovia chegou em nosso país, a 1743 m de altitude no Km 37, na região do Alto Lajeado.

Além disso, outra característica peculiar dessa ferrovia é o fato dela não se utilizar de nenhum sistema auxiliar de tração dos trens (como cremeleira ou funicular), mesmo com trechos de subidas com mais de 11% de rampa. Isso a torna única no mundo, afinal os trens sobem a serra com o simples contato com os trilhos.


Após anos realizando esta importante ligação e ajudando no escoamento da produção agrícola da região, a estrada de ferro passou a atuar com foco maior no turismo, sendo um importante ponto turístico da região, realizando passeios de lazer entre as duas cidades aos fins de semana e feriados, com vários atrativos durante o percurso de 47 Km. É bastante procurada na alta temporada de inverno, devido aos festivais de inverno em Campos do Jordão.


Um dos atrativos mais procurados por visitantes e também pelos próprios moradores da cidade, e que foi conferido pelo Busways, é um balneário que fica as margens da ferrovia. Aos fins-de-semana e feriados, há uma partida especial ás 10:00hs da Estação de Pindamonhangaba para o balneário, que leva os visitantes do parque, e custa R$ 5,00. O retorno de trem é feito as 17:00hs.



Além do passeio de trem, feito em uma das automotrizes preservadas desde a época do início das operações da ferrovia, o visitante pode conhecer o parque. Localizado no bairro de Piracuama, o “Reino das Águas Claras” foi criado pela EFCJ na década de 70 e fica as margens do rio que dá nome ao bairro, além de ser ladeado pela rodovia que liga Pinda a Campos do Jordão. O nome foi inspirado na obra de Monteiro Lobato, e o parque foi decorado com personagens do autor de Sítio do Pica-Pau Amarelo.







Isso é um pouquinho do que você pode encontrar em Pindamonhangaba, uma cidade muito interessante, com aquela deliciosa tranqüilidade típica do interior, mas sem perder a modernidade e o crescimento que conduz todo o Vale do Paraíba. Para quem quer um lugar para tirar breve período de descanso, é uma ótima dica. O mesmo pode-se dizer daqueles que querem deixar a loucura e o stress da cidade de São Paulo, sem perder a comodidade e a modernidade que o desenvolvimento proporciona.

Fotos: Diego Vieira e Deise Carvalho
Texto: Diego Vieira

Fontes:

Site Pinda Vale: http://www.pindavale.com.br/cidadesdaregiao/?cidade=1
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pindamonhangaba

HISTÓRIA DA CIDADE DE TAUBATÉ



Taubaté é um município da Regoão Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de São Paulo, no Brasil. Dista 130 quilômetros da capital do estado, 280 km do Rio de Janeiro; 90 km de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo e 45 km de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.




Também é sede da 2º sub-região da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sendo a segunda mais populosa e rica. A população da sub-região de Taubaté no ano de 2011 é de 563.647 habitantes e PIB de quase 15 bilhões de reais.




É o segundo maior polo industrial e comercial de sua mesorregião, abrigando empresas como Volkswagen, Ford, LG, Alstom, Usiminas, Embraer (Centro de distribuição), entre outras. O município também abriga o Comando de Aviação do Exército.




É a terra natal do escritor Monteiro Lobato, recebendo o título de "Capital Nacional da Literatura Infantil" do Congresso e Senado Federal e sancionado pela Presidência da República.




Segundo a estimativa de 1º de julho de 2011 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município possui 281 336 habitantes. ocupando a décima posição dentre os municípios mais populosos do interior de São Paulo e sendo o 23º mais populoso município do estado.




No mês de julho de 2011, o Tribunal Superior Eleitoral registrava 206 969 eleitores na cidade. [9]




Taubaté subiu sete posições no ranking dos municípios mais ricos do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2008, estava em 61º lugar e subiu para a 54ª posição em 2009.




Em 2008, o valor do produto interno bruto foi de 6,799 bilhões de reais. Já em 2009, esse valor saltou para 8,324 bilhões de reais. O que significou aumento na renda per capita de 25610 para 30 445 reais por ano.




Tradicional município paulista, desempenhou papel importante na evolução histórica e econômica do país. No ciclo do ouro, foi núcleo irradiador de bandeirismo, descobrindo ouro em Minas Gerais, fundando diversas cidades. No Segundo Reinado, durante o surto cafeeiro do Vale do Paraíba, destacou-se como o município de maior produção na zona paulista, sediando o Convênio de Taubaté em 1906.






Destaca-se como cidade pioneira no Vale do Paraíba, pois foi a sua primeira vila oficial (o equivalente, hoje a município) em 1645, cabeça de comarca em 1832, cidade imperial em 1842, centro industrial em 1891 e diocese em 1906.




Fundação de Taubaté

Tradicional cidade paulista desempenhou papel relevante na evolução histórica e econômica do país.




No ciclo do ouro foi núcleo irradiador de bandeirismo e no Segundo império, durante o surto cafeeiro do Vale do Paraíba, destacou-se como o município de maior produção em café na zona paulista, após superar graves períodos de crise econômica e social, Taubaté projeta-se hoje como centro industrial, pecuarista e rizicultor, além de ter significativa função cultural como a cidade universitária do Vale do Paraíba, os ciclos econômicos e as diferenciações éticas do povoamento, imprimindo traços contrastantes e pitoresco na sua fisionomia urbana de cidade tricentenária e na alma do seu povo.





Igrejas coloniais e antigas solares, permanecem testemunhando outras eras, ao lado de modernos edifícios, o acervo de tradições, os hábitos populares e as manifestações folclóricas, se conservam ainda, impregnadas das influencias do colonizador branco, do negro dos cafezais e do ancestral indígenas, e o 'passado'e o 'presente'em equilibro harmonioso que tornam Taubaté uma cidade alegre, sem austeridade, mas, com aspecto acolhedor das velhas cidades que tem muito o que contar.



Tabebaté - São Francisco de Taubaté.

Aspectos históricos: em fins do século XVI e no inicio do século XVII o povoamento paulista que se limitara ao litoral e ao planalto de Piratininga, começou a expandir-se pelos vales dos rios Tietê e Paraíba, entre os primeiros colonizadores da região do Paraíba, salienta-se Jacques Felix, morador da vila São Paulo e que obteve-se provisão em 20 de março de 1636, que o encarregava de buscar, pacificar índios e demarcar terras da condessa de vimeiro, donatária da capitania de Itanhaem: descolando-se com a família, grande número de escravos, índios, gado vacum e cavalan.

Jacques Felix conseguiu se impor aos grupos dos jeromini e dos puri, que ocupavam a região fundando um povoado, onde existia aldeia de índios guaianas.



Afonso de E. Tauanv, narra que esses índios tinham-se ai refugiado depois da extinção de Santo André da boda do campo o nome da aldeia tabaete (a taba verdadeira), já indicaria sua hostilidade em relação aos paulistas.

Outras Informações


Programa de expansão industrial

Taubaté está estrategicamente localizada numa das regiões mais privilegiada a cosmopolitas do país, o "Vale do Paraíba", no eixo Rio- São Paulo, a 95km do litoral Norte e 45 km de Campos do Jordão conhecida como a Suíça brasileira, compondo, portanto, uma paisagem onde convivem em perfeita integração a natureza e o progresso.

Parque Industrial

Localizado estrategicamente, ás margens da Rodovia Presidente Dutra com acesso direto á Rodovia Carvalho Pinto e com fácil acesso á Rodovia Fernão Dias, o parque industrial de Taubaté está perto de tudo o que uma industria precisa: proximidade com grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, com os portos São Sebastião e Santos e com uma ampla estrutura interna, onde a natureza e a tecnologia se integram harmoniosamente.

Tudo isso para que as industrias se instalem e desenvolvam-se na melhor região do Estado de São Paulo.

Informações Gerais

  • Densidade Demográfica: 381hab/km
  • Renda per capita urbana :US$4.486,959
  • Renda per capita rural: US$2.557,788
  • Altitude da sede: 560 m.

Informações Meteorológicas

  • Clima tropical com inverno seco, temperatura média de 24 ºC.
  • Índice pluviométrico - média 82,75 de precipitação anual.
  • Ventos predominantes - sul para o norte
  • Umidade relativa do ar - média 65,75% ás 12:00h
  • Fenômeno Meteorológico - sem registro

Localização Geográfica

No médio vale do Rio Paraíba, Estado de São Paulo, em plena bacia sedimentar terciária, a 6 Km do rio.

Posição Geográfica excepcional, no eixo de circulação entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais; e também entre a Serra da Mantiqueira e a Serra do Mar, centros de maior produtividade e de maior concentração populacional do país, sendo cortada pela rodovia Presidente Dutra e Carvalho Pinto.

Ferrovias

O município é servido pela Rede Ferroviária Federal que interliga com os portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória, contando atualmente com investimentos significativos, que interligarão os três maiores centros econômicos do País (RJ,SP,BH) com o Mercosul.

Aeroporto

  • Aeroporto Local - pista de 1500m distante 3,0km do centro
  • Aeroporto de São José dos Campos (inclusive com terminal de carga internacional) - distante a 30km.
  • Aeroporto Internacional de Cumbica - distante 120km
  • Aeroporto Internacional de Congonhas - distante 140km
  • Aeroporto Internacional de Viracopos - distante 210km.







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